domingo, 5 de abril de 2015
Marketing tradicionalxmoderno
No organograma acima vemos um modelo tradicional de marketing tradicional,em que o presidente está na parte mais alta,os diretores e gerentes na região intermediária,uma parte mais larga forma pelo pessoal da linha de frente,vendas e serviços,recepcionistas,telefonistas,etc e a base pelos consumidores.Neste caso,o consumidor tem pouca importância na hierarquia.Tempos remotos,os consumidores não tinham muita atenção por parte das empresas.Elas davam muito atenção somente aos seus produtos.Com o domínio e emprego das ferramentas de marketing,a situação se inverte.Os consumidores passam a serem mais importantes nos programas de vendas das empresas.Não importa em que região se situe,em qual segmento se especialize ou qual a tarifa cobrada,todos os empreendimentos empresariais devem ter plena consciência de que o mais importante para eles é o papel que os clientes exercem para um funcionamento de sucesso.O marketing moderno prioriza as necessidades,desejos e demandas existentes e tenta suprì-los com produtos e serviços diferenciados.NECESSIDADES; São as exigências básicas, como se alimentar,beber,dormir,etc.DESEJOS: São as necessidades focadas em algum tipo de produtos ou serviços específicos e que podem satisfazê-las.Por exemplo: uma pessoa tem necessidade de lazer e,para satisfazê-la,tem o desejo de passar suas férias em um hotel á beira-mar.DEMANDAS;Desejos por produtos e serviços,garantidos pela real possibilidade de adquirí-los.As empresas devem procurar saber não somente quantas pessoas desejam utilizar seus produtos e serviços,mas quantas podem realmente fazê-lo.O ponto comum em de todas as definições de marketing é a busca pela satisfação dos clientes,sendo necessária,para isso,a identificação de suas necessidades.No contexto atual do marketing os fundamentos são:1.o cliente é o rei,sua opinião tem força de decisão;2. os clientes não compram produtos,buscam satisfazer suas necessidades e desejos.;3. os mercados são heterogêneos.Existem mercados diferentes e,que,por isso,precisam de produtos e serviços diferentes.;4. os mercados e clientes mudam constantemente.Essa mudança é típica do ser humano.O que lhe agrada hoje,amanhã,pode não despertar mais interesse.Por isso,as empresas devem dirigir seus esforços comerciais para mais de um tipo de cliente.O marketing tem papel fundamental no gerenciamento estratégico,como identificar e comunicar a toda organização,os desejos,as necessidades e as expectativas dos clientes;determinar o posicionamento competitivo ajustando as necessidade dos clientes as capacidades das empresas.Aqui,considera-se a categoria em que a empresa vai atuar,qual será sua posição contra os concorrentes,como agirá no mercado e quais estratégias serão adotadas para alcançarem seus objetivos;implantar a estratégia,reunindo todos os recursos apropriados na empresa para satisfação do cliente.Em última análise,esse estágio engloba também o controle das atividades desenvolvidas ,comparando seus resultados ao inicialmente previsto,propondo alterações,quando necessário,e a manutenção da estratégia quando esta está no caminho certo.Deseja ter uma rádio ou tv online ? Saiba mais
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário