sexta-feira, 8 de maio de 2015

Planejamento de marketing






O planejamento de marketing define os planos de ação necessários para o alcance dos objetivos da empresa.Tem como finalidade avaliar as oportunidades do mercado para realizar negócios e elaborar estratégias.Trata-se da política que a empresa adotará para: a.produtos/serviços b. preço c.Distribuição d. promoção e comunicação e. Apresentação f. pessoal. O planejamento estratégico é orientado pelo mercado.Para isso,organiza e canaliza todos os recursos da empresa para alcançar seu objetivo maior.Esse planejamento tem como funções:1. estabelecer metas e objetivos 2.estabelecer estratégias funcionais 3.estabelecer projetos e planos de ação.ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO 1. Faça uma breve descrição da empresa;2. defina a missão da empresa;3. defina a visão da empresa;4. defina os valores fundamentais para a empresa;5.elabore uma análise setorial;6. faça uma análise das oportunidades e ameaças de seu negócio;7. analise o seu mercado consumidor;8. analise o seu mercado concorrente;9. elabore uma análise da concorrência,definindo seus pontos fortes e fracos;10. identifique as forças e fraquezas do seu negócio;11. elabore uma sintese de todas as forças e fraquezas,das oportunidades e das ameaças;12. identifique os pontos críticos de sucesso do seu negócio;13. defina suas metas estratégicas;14.defina o mercado-alvo em que a empresa irá atuar.Identifique os objetivos de curto e longo prazo da empresa para esse mercado-alvo;15. desenvolva o mix de marketing,para os mercados-alvo identificado.OBJETIVOS: os objetivos estipulam o rumo a ser seguido pelo empreendimento.Como devem ser?Realistas,as perspectivas futuras devem ser realizáveis e condizentes com o negócio da organização.Desafiadores,que possibilitem a abertura de novos caminhos para o empreendimento,gerando motivação e maior comprometimento de toda a equipe.Representantes de necessidades reais,todos os objetivos devem estar alinhados com o negócio da empresa.Devem ser listados todos os objetivos/metas que serão atingidos,e que podem ser mensurados.Geralmente,o número de objetivos é pequeno,porque com uma lista muito longa é difícil manter o foco.A determinação de objetivos concretos é o melhor caminho,pois assim será  possível determinar em que nível eles foram cumpridos.VISÃO:é o estado desejável projetado pela empresa para o futuro.A visão pode se definida como um sonho ou uma vivencia,acima dos objetivos específicos de uma empresa e que lhe seve de guia.O que se é?no que se acredita?o que se quer ser?Visão é o que se sonha para a empresa,é onde vamos,é a inspiração para o pessoal da empresa.Que tipo de empresa seremos/?como se mostrará a empresa,para nós e nossos clientes,quando atingirmos a visão?Que queremos que falem de nós como resultado do nosso trabalho ?Quais são os valores mais importantes para nós? MISSÃO;é a maneira utilizada pela organização para exercer o seu negócio.Contém respostas a algumas questões-chave como:quais necessidades serão atendidas,qual seu negócio?qual o público-alvo e o que ele considera como valor?quais as competências básicas em que a empresa atua?o que temos de exclusivo nos serviços?VALORES:são definidos como regras de condutas do negócio,ou seja,posturas éticas que a companhia adotará ao longo de sua vida.Os valores devem ser claros,fáceis de serem notados,observados e de conhecimento geral de todos os interessados.Como se ver,ao adotarmos tudo que se viu aqui sobre planejamento de marketing teremos sucesso em nossos empreendimentos empresarial.
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