sexta-feira, 17 de julho de 2015

coca cola um caso de negócio que deu certo.

No ano de 1886 surgia uma obra de grande impacto, quando Napoleão III presenteou aos Estados Unidos com uma pequena lembrança de 46.5 metros de altura com aproximadamente 160 toneladas, um presente simbólico pela grande vitoria dos norte-americanos sobre a Inglaterra, presente este que veio se torna grande orgulho dos EUA, a Estátua da Liberdade, portanto neste mesmo ano um farmacêutico de Atlanta, com ar de cientista louco, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano e que viria a se tornar símbolo de uma geração anos mais tarde no Brasil, o John Pemberton movido pela curiosidade, era um farmacêutico que adorava manipular fórmulas medicinais e ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo, leva a mistura para uma farmácia, a Jacob’s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial, a farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Portanto Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia, sendo assim o nascimento de um gigante do mundo corporativo e desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira, e a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886, data em que foi lançada na Jacob’s Pharmacy, tendo inicialmente a média de poucos copos diários nos seus primeiros anos, aproximadamente 9 a 10 corpos Coca-Cola, sobrevive e começa a criar um histórico de crescimento, um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope, mas lamentavelmente o nosso cientista louco Pemberton era mais um inventor do que um administrador, e sem ter ideia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por uma bagatela de aproximadamente US$ 2.300,00. Tornando assim Candler o primeiro presidente da companhia e o primeiro a reconhecer o grande produto que tem nas mãos começando a dar real visibilidade ao negócio e à marca, Asa Candler, um vendedor nato, transforma a Coca-Cola, de uma simples invenção, em um grande negócio, ele acha formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribui cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e com o objetivo de fazer com que seu produto esteja em qualquer parte do mundo, começando a abastece os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola, a promoção agressiva funciona e a marca Coca-Cola está em todos os lugares, até 1895, Candler já havia construído fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles e a popularidade do refrigerante exige novas formas de apresentação que permitam a mais pessoas apreciá-lo, e em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do Mississipi, coloca a bebida em garrafa e a oferece a Candler, que não fica muito entusiasmado com a novidade, apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, ele não podia imaginar, na época, que o segredo do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar, tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas um dólar – U$ 1,00 – vende os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead. A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração, mas a Coca-Cola Company não fica satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante, é um grande produto e uma grande marca devem ser protegidos, assim são elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da Coca-Cola, sugerindo aos consumidores que exijam o legítimo e não aceitem nenhum substituto, a empresa também decide criar um novo formato de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a Coca-Cola original. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa de Indiana, inicia a fabricação da famosa garrafa contour que, em 1961 ganharia a condição legal de “marca registrada” exclusiva da Coca-Cola, o que é uma honra conferida a poucas embalagens, a embalagem é escolhida por causa de sua aparência atrativa, design original e pelo fato de, mesmo no escuro ou de olhos vendados, o consumidor poder identificar o produto. A Coca-Cola Company cresce rapidamente e se expande por todos os estados americanos e logo atravessa as fronteiras e seus produtos chegam a Cuba, Porto Rico, França e outros países. Em 1900, existiam apenas dois fabricantes (empresas engarrafadoras, pois produção do extrato exclusiva da The Coca-Cola Company, a única que detém a fórmula), em 1920 eles já são cerca de 1.000. Ninguém talvez tenha causado tanto impacto na Coca-Cola Company como Robert Woodruff, seu pai compra a empresa de Candler em 1918 e Robert assume a presidência cinco anos depois, foi Candler quem introduziu a Coca-Cola no mercado americano, mas é Woodruff quem consolida a marca e a liderança da Coca-Cola em todo o mundo, durante os 60 anos em que ficou no comando da empresa, considerado por muitos como gênio do marketing, ele vê muitas oportunidades de expansão, conquistando novos mercados com campanhas inovadoras: a Coca-Cola viaja com a equipe americana para a Olimpíada de Amsterdã (em 1928), sua logo é estampada nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha. Ele consegue assim alavancar o desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem six-pack, das geladeiras horizontais e outras inovações que tornam a Coca-Cola ainda mais fácil de ser apreciada, quando fica explícita a preferência das donas de casa pelas embalagens six-pack, a empresa envia mulheres de porta em porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a marca Coca-Cola, sendo esse exatamente o tipo de pensamento que norteia a liderança de Woodruff, e o que faz da Coca-Cola não só um grande sucesso mas parte da vida das pessoas. Em 1941, os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, enviando milhares de homens e mulheres para as frentes de combate, a Coca-Cola acompanha esses combatentes pois Woodruff determina que a Coca-Cola seja vendida a US$ 0,05 para todo combatente norte-americano onde quer que esteja, em qualquer parte do mundo, não importando o quanto isso custe à empresa. Durante a guerra os europeus experimentam a bebida, quando a paz volta a reinar, a Coca-Cola já tem muitos negócios fora de seu território, a visão de Woodruff, de que uma Coca-Cola deve estar sempre ao alcance das pessoas, vai se tornando uma realidade e em meados da década de 40 até 1960, praticamente dobra o número de países com operação de envasamento, o período pós-guerra nos Estados Unidos é marcado pelo otimismo e a prosperidade, a Coca-Cola se torna assim parte de um estilo de vida alegre, despojado, e as imagens de suas propagandas que são sempre casais felizes, mães despreocupadas dirigindo carros conversíveis, são um bom exemplo do espírito da época.Depois de 75 anos de sucesso absoluto com a marca Coca-Cola, a empresa decide expandir seus negócios, lançando novos produtos: Sprite (1961), TAB (1963) e Fresca (1966), a presença da companhia no mundo cresce rapidamente, a propaganda, que sempre foi uma parte muito importante do negócio, torna-se a alma do negócio nos anos 70, refletindo a perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a liberdade. O apelo internacional da Coca-Cola é concretizado em um comercial que marcaria e consolidaria para sempre a marca, no ano de 1971 no qual um grupo de jovens, de todas as partes do mundo, se junta no pico de uma montanha na Itália para cantar “I WOULD LIKE TO BUY A COCA-COLA TO THE WORLD” (em tradução livre, significa “Eu Gostaria de Comprar uma Coca-Cola para o Mundo“). Em 1978, a Coca-Cola Company é a única empresa a ter permissão de vender refrigerantes na República da China, nos anos 80 época em que se inicia o chamado “culto ao corpo” foram anos de mudanças e transformações na Coca-Cola Company, em 1981, o cubano Roberto C. Goizueta, que deixara seu país em 1961 após a revolução, torna-se CEO da companhia, ele faz uma revisão da estratégia da empresa, adotando um perfil ousado que ele chama de “assumir riscos de forma inteligente“, ele organiza as inúmeras fábricas engarrafadoras dos Estados Unidos em uma única empresa, a Coca-Cola Enterprises Inc. ele ainda lança a Diet Coke que, em 2 anos, torna-se a bebida de baixa caloria mais conhecida do mundo e a segunda de maior sucesso depois da Coca-Cola tradicional, como se não bastasse de ousadia ele ainda tem outra iniciativa que coloca em risco toda empresa, ele aposta na mudança do sabor da Coca-Cola, em 1985, uma fórmula de sucesso que tem quase 100 anos sofre sua primeira alteração, na fase de testes, as pessoas demonstram gostar muito do novo sabor, no mundo real isso não acontece, pois há uma relação emocional muito forte com a fórmula original, e os consumidores começam então a mostrar a foca da marca, pedindo o retorno da antiga fórmula. E é claro que não faltam críticas dizendo que foi o maior erro de marketing da história, mas Goizueta tem o poder de transformar “limão em limonada” a fórmula original retorna ao mercado como Coca-Cola Classic e o produto começa a aumentar a liderança em relação à concorrência, mantendo essa liderança até os dias de hoje. Os anos 90 foram uma década de crescimento contínuo para a Coca-Cola Company, a longa associação da Empresa com os esportes fica ainda mais fortalecida com o apoio a alguns dos principais eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol, em 1993, é lançada a campanha “Always Coca-Cola” e, em seguida, surge pela primeira vez na propaganda do produto o simpático e sempre confiável, Urso Polar, marcando novos mercados que se abrem quando a Coca-Cola passa a ser vendida na Alemanha Oriental, em 1990, e retorna à Índia, em 1993, a empresa também passa a atuar em outros segmentos do mercado de bebidas e intensifica a aquisição de importantes marcas presentes em vários países, com uma linha de produtos em franca expansão e consumo diário crescente, a Coca-Cola é uma empresa que não se acomoda e enxerga em cada esquina uma nova oportunidade de crescimento. Em seu segundo século de existência com aproximadamente 400 marcas presentes em mais de 200 países, a Coca-Cola tem consumidores nos mais remotos cantos do planeta, em qualquer parte do mundo, você será capaz de achar uma Coca-Cola, sendo uma empresa de atuação global comprometida com os mercados locais, a Coca-Cola respeita a diversidade e está sempre atenta ao que pessoas de diferentes culturas e experiências querem beber, e onde e a forma como elas querem apreciar sua bebida. Em parceria com seus fabricantes locais, a Coca-Cola é uma empresa comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida, tornando parte da vida de seus consumidores, a Coca-cola com certeza esta presente em um momento especial da sua vida e da sua família. um

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